quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Autoestrada 61 Revisitada

Apertem o play nessa música:

Like A Rolling Stone by Bob Dylan on Grooveshark

Essa batida na caixa é muito mais do a primeira faixa de um grande álbum. Ela significa que uma porta gigantesca tinha sido derrubada para toda música que seria criada depois passar. Somente depois desse álbum o "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e o "Pet Sounds" puderam aparecer.

Eu tenho o LP. Há!

Like a Rolling Stone já é por si só um hino, mas quero enaltecer mais ainda o álbum inteiro pois, na minha humildade e amadora opinião, é o álbum mais importante da música.

O álbum foi gravado em apenas 6 dias, e a Autoestrada 61 era a estrada que ligava a cidade natal de Dylan às cidades sulistas famosas pela história musical. Esse disco é o segundo depois da polêmica incursão do genial artista folk no mundo elétrico. E que transição frutífera.

Enquanto os Beatles perfilavam suas músicas alegrinhas e abriam o álbum pedindo ajuda (help! I need somebody), Dylan abria o álbum caçoando de alguém (once upon a time you dressed so fine / you threw the bums a dime in your prime, didn't you?). Ninguém tinha ideia do que viria a seguir.

O álbum é todo muito maduro, tanto musicalmente quanto em suas letras. Ballad of a Thin Man ainda é uma das músicas mais raivosas que conheço, e Queen Jane Approximately ainda é uma das músicas mais bonitas e simples que tive o prazer de escutar. Tudo isso pra culminar na apoteótica canção final do álbum: Desolation Row.

Desolation Row me arrepia. Não apenas ela tem o melhor solo de gaita de Dylan, mas uma das construções de letra mais fantásticas do poeta. Dylan circunda, dá voltas e descreve os personagens bizzaros desta "fila", mas todos invariavelmente voltam para a implacável "Fila da Desolação".

Façam um favor a vocês mesmos: escutem esse álbum com mais atenção.

Eu poderia falar do álbum inteiro, mas quero ser sucinto. Entretanto, pra quem quer saber mais, indico aqui análise magistral do blog Dylanesco sobre o Highway 61 Revisited. Confiram: http://dylanesco.com/o-melhor-disco-de-dylan-pt-1-para-a-historia-do-rock/

2 comentários:

Luiz Fernando disse...

E eu vou ouvir.

Cara, tu é o Guga Moser?

Unknown disse...

Falae, meu caro.

Obrigado pela menção ao Dylanesco. Mais obrigado ainda pelo "magistral"!

Abração!