quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Jonah Hex e o compromisso mútuo que temos um para com o outro

"O mundo está repleto de contos fantásticos e muitos deles são verdadeiros, mas um espetáculo engenhoso se intromete entre o narrador e seu público. De alguma forma, nós temos que dominar e dar algum sentido à vida ou isso nos levará à ruína. Só podemos dominá-la ao entendê-la. E podemos entendê-la somente contando uns aos outros a verdade totalmente nua e, se necessário, devastadora."

As I Went Out One Morning by Bob Dylan on Grooveshark

Esse trecho foi retirado de uma história de Jonah Hex, um personagem-lenda no velho oeste americano. Nessa história ele salva um órfão mudo de uma alcateia. Mais adiante, ao final da narrativa, Hex acaba abandonando esse mesmo órfão mudo no meio do frio e da neve das Montanhas Rochosas americanas.

Jonah Hex, por Darwyn Cooke.

A citação do começo desse texto é a reflexão do garoto. Ele se indaga: por que Hex o salvara dos lobos para depois jogá-lo novamente na mesma situação? Hex se solidarizou com o garoto que havia acabado de perder o pai e era atacado por lobos, então o ajudou contra os lobos, mas ele simplesmente não queria a responsabilidade de cuidar do garoto.

O interessante da história é a conclusão do garoto. Muitos analisariam que o garoto foi deixado para morrer, mas ele conclui que Hex, na verdade, havia o ensinado a se proteger de lobos. Olha que fantástico!

O garoto chega a conclusão de que temos um compromisso mútuo de falar a verdade, doa a quem doer, porque somente assim poderemos ajudar-nos a compreender melhor a vida e o próprio ser-humano.

Quantas vezes contamos mentiras ou omitimos coisas pra agradar essa ou aquela pessoa? Vivemos fazendo esse malabarismo social por puro medo de deixarmos as pessoas que gostamos partir, de darmos motivos pra elas tomarem decisões que possam nos machucar - por exemplo, decisões do tipo "se afastar".

O garoto não mentiu sobre o que Hex fez e, ao mesmo tempo, Hex não mentiu sobre as suas intenções, ele simplesmente não iria cuidar do garoto. O garoto nos ensinou que as histórias mais tristes podem ter boas lições, e Hex nos ensinou que...bem, nos ensinou que você pode fazer e ensinar boas coisas mesmo sendo um egoísta filho da puta.

Eles foram verdadeiros um com o outro.

Nenhum comentário: