sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Só o inimigo nunca trai

Um relacionamento é sério na mesma medida em que você é sério com a outra pessoa e é forte na mesma intensidade em que você acredita cegamente nela.

Blood On The Ground by Incubus on Grooveshark

E eu não falo apenas do relacionamento amoroso, falo de todos os tipos e níveis de relacionamentos, quer você os classifique por nome ou não.

É claro, não terás o mesmo nível de confiança em todo relacionamento que estiveres. Mas cedo ou tarde te deparas com aquela pessoa que parece ser especial. E não é o fato de não conseguires mentir pra ela, e sim porque mentir pra ela te faz muito mal. Me parece ser um bom sinal para distinguir alguém especial. Eu tenho e tive pessoas assim, e tomara que você também já pôde ter.

E é importante saber, só terás um relacionamento realmente forte se te entregares cegamente e respeitares. Tu só acreditarás na pessoa na mesma medida em que respeitares ela ao ponto de não enganá-la, porque somente acreditarás nela da mesma maneira que sabes que ela pode acreditar em ti. Aquilo que entregas pro relacionamento é um espelho daquilo que sabes que podes esperar. Não há surpresa nenhuma em perderes a fé em um relacionamento ao não entregares respeito suficiente ao outro lado da relação.

É claro que eventualmente vão te machucar. Aliás, como quer dizer a famosa frase do título desse texto, somente as pessoas nas quais confiamos podem trair nossa confiança. Não é uma questão lógica?

Então por que confiar?

Acreditar pode nos fazer felizes. Não é a toa que a religião é um dos fatores comuns em praticamente todas as culturas, por mais isoladas que elas sejam. Confiar é um ato de esperança, é algo derivado desta. A esperança de que eu não preciso mais de provas inequívocas de que aquela pessoa quer o meu bem, de que não preciso desconfiar das intenções dela e posso contar com sua ajuda e respeito.

Parece perigoso? Extremamente. Mas parto da máxima de que o maior perigo que existe é estar vivo, todo o resto é apenas parte do nosso passeio.

Nenhum comentário: