sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Por que gosto de Nação Zumbi?

Nação Zumbi me fez ver dar valor ao que é nacional (e cantando em português). Todas as bandas que eu realmente gostava do Brasil cantavam as músicas em inglês, e mesmo assim já eram poucas bandas: Street Bulldogs, Garage Fuzz, Nitrominds, etc.
Eu conheci e comecei a escutar Nação Zumbi muito tarde, depois da morte do Chico Science. Achei uma banda muito foda, e depois que comecei a escutar a fase Chico Science notei algumas coisas. A Nação Zumbi de agora era algo muito evoluido, algo progressivo mesmo.
O vocal de Jorge du Peixe junto com um backing vocal faria uma linha de vocal que chamo, por minha designação, de "doentia". Algo bem decadente (no bom sentido) usando uma terça ou quinta praticamente na execução toda da música. Eu ouvi mais isso no álbum auto-intitulado deles (Nação Zumbi, de 2002), nas músicas Blunt of Judah, Meu Maracatu Pesa uma Tonelada, Faz Tempo e no refrão de Prato de Flores. Nem quero discutir aqui o que muitos discutiram como uma fuga da proposta inicial da banda, eu gosto de trata como uma evolução, e isso acontece com grande parte esmagadora da banda. E sem dúvida, foi uma evolução magnífica o que aconteceu com a Nação Zumbi.
Essa Nação Zumbi pós-Chico Science foi o que me fez perder o preconceito por aspectos mais eletrônicos na música, mas Mastodon já tinha me feito perder um pouco o preconceito pelo que é progressivo. Um pouco de preconceito com certos tipos de música é bom.
Depois que fui ouvir mais Nação Zumbi com o Chico Science. E digo que foi nessa situação que comecei a dar muito pra música brasileira, com ritmo brasileiro, cultura brasileira mesmo. Toda a batida que essa fase trouxe do Maracatu misturado com guitarra e baixo me deixou maravilhado. A música é algo simples, mas eu senti que tinha algo mais em volta disso tudo. A poesia de Chico nas letras, aquele sentimento bom de estar ouvindo algo regional como o Maracatu me fazia sentir realmente brasileiro. Eu não gosto desses sentimentos patriotas, mas como não se sentir bem em escutar algo Pernambucano e achar muito bom? É bom ver algo rico em cultura produzir música boa mesclando o conteúdo regional com música da guitarra, bateria e baixo.
Todo o conceito que Chico Science criou com ajuda de outros nomes é poético. O mangue como a base de tudo sendo ele visualmente um lugar de decomposição, lama e vida díficil, mas essencialmente com o papel de base de toda a vida marinha, e tudo isso trazido para o contexto cultural é incrível. Viva Chico Science e viva a Nação Zumbi.

"Um passo a frente e você não está mais no mesmo lugar." - Chico Science

Nenhum comentário: